top of page

Como iniciar na carreira de Gerente de Projetos


Por diversas vezes ouvi em minhas palestras ou aulas a seguinte frase: Como iniciar na carreira de gerente de projetos ? Esta é uma dúvida que "aflige" vários jovens ou até mesmo aqueles que estão em transição de carreira.

Resolvi então escrever esse artigo para compartilhar algumas dicas.

1. Grupos de discussão - Nas redes sociais, há diversos grupos abordando temas relacionados a gerência de projetos, entre eles posso citar o proprio Linkedin. Facebook e Twitter. Procure pela palavra "projeto", "project" e encontrará uma infinidade de grupos falando e compartilhando conhecimento a respeito. Entre e participe como "ouvinte" ou "observador".


2. Livros - Leia livros a respeito. E não estou falando de PMBOK (Project Management - Body of Knowledge) ou SBOK (Scrum - Body of Knowledge). Estou falando de livros mais abrangentes e de autores brasileiros com grande experiência e conhecimento do assunto. Antes de você se especializar em algum framework, metodologia, ou coisa que o valha, é preciso aprender e entender o básico. Depois sim parta para esses livros.


3. Palestras - Ao ingressar em grupos de discussão, você ficará antenado a eventos, workshops, palestras, seminários, até mesmo happy hours promovidos por instituições ou líderes nesse segmento. o PMI (Project Management Institute) promove mensalmente em diversas cidades do Brasil esses tipos de eventos. Pesquise a respeito.


4. Projetos Pessoais - Inicie com seus projetos pessoais. Sim, todos nós temos projetos. Construir uma casa, fazer uma faculdade, comprar um carro, casar, realizar uma viagem, uma festa. Começando com seus projetos pessoais, você poderá gerir e aprender fazendo, comparando com as melhores práticas dos livros e palestras que participou. Não é uma boa ?


5. Projetos Sociais - Por que não realizar projetos sociais. Você se ajuda e ainda ajuda quem precisa. Comece com projetos pequenos, como arrecadação de alimentos, roupas, atividades sociais em asilos e creches. Muitos desses projetos as vezes o custo é ínfimo, até por que você pode buscar patrocínio e apoio para a realização. Como atual presidente do Rotary Club de Sorocaba Ibiti do Paço, posso afirmar-lhe que é um ótimo caminho a ser seguido.


6. Projetos na empresa - Fique atento ao que acontece na empresa onde você trabalha. Podem haver vários projetos que não foram identificados e você pode se candidatar a implementar, apresente um plano (project charter) e apresente-se, seja pró-ativo e tome a iniciativa. Se não houver abertura ou ainda não sentir-se confortável para ser o GP, uma idéia é participar como membro do projeto e ficar atento a tudo, perguntar muito e absorver conhecimento.

Todas essas dicas até então são praticamente custo 0, ou seja, não há desculpas para não segui-las. Boa sorte e sucesso nos projetos.

Jefferson Gazolli Brunhara é Especialista em gestão de projetos e portfólios, com certificação PMP pelo PMI, SFC - Scrum Fundamentals Certified e MBA em gerenciamento de projetos pela FGV. Gerenciou nos últimos 20 anos grandes projetos no Brasil e América latina. Apoiou empresas de TI na implantação/ Melhoria dos processos do escritório de projetos e definições de indicadores de desempenho. Professor e Palestrante em Gerenciamento de projetos para universidades em cursos de Pós-graduação.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page