Metamodelo de Linguagem
Como equalizar as responsabilidades e ações para se atingir o resultado/ objetivo esperado?
Quando se expõe a uma equipe o resultado esperado do trabalho coletivo de todos os integrantes da mesma, ou seja, o objetivo a ser alcançado, poucos líderes das muitas organizações não se preocupam como a comunicação chegou a sua equipe, sendo que comunicação é a que chega no receptor e não a que sai do emissor, esse conceito se deriva da teoria sobre o Mapa mental de cada individuo de uma equipe.
Para minimizar as falhas na comunicação e garantir o resultado exposto a uma equipe, se faz necessário utilizarmos o metamodelo de linguagem, no qual podemos entender o mapa mental de cada individuo em relação ao objetivo que se foi exposto ao mesmo.
Meta modelo é dividida em:
*Generalização,
Levamos em consideração uma experiência de referência e generalizamos para todas as outras. Esta falha pode levar o ser humano a criar regras para si e para os outros, podendo muitas vezes criar a crença de que todas as experiências posteriores podem ser boas ou ruins.
Quantificador Universal.
Ex: Ninguém gosta de mim. Pergunta: Ninguém? Será que existe alguém a sua volta que goste de você? Nem seu pai?
Operadores Modais
Pressuposições
*Omissão,
São elementos omitidos na fala do outro e também na nossa. Muitas vezes um elemento que pode enriquecer um relacionamento e deixado de lado pela estrutura superficial verbal. Prestamos atenção a certos detalhes de nossa experiência e deixamos outros de lado. Este padrão se reduz a partir de nossos filtros mentais, reduz as experiências a nossa capacidade de assimilação. Veja os exemplos:
Omissão comparativa
Índice de Referencial Omisso
Índice de Referencial Inespecífico
Verbos Inespecíficos
Nominalizações
*Distorção,
Habilidade de fazer mudanças em uma experiência. Quando utilizamos esse processo estamos julgando comportamento e pressupondo eventos que dêem o significado pretendido por nós, não pelo nosso interlocutor. Com as distorções afirmamos conhecer a experiência interna do outro e dar o mesmo significado a duas experiências diferentes. Veja os exemplos dos padrões de distorção
Causa e Efeito
Leitura Mental
Execução Perdida
Equivalência Complexa
Ex: Ele vai mal na escola… ele tem um problema de aprendizagem.
Pergunta: Se você vai mal na escola isso significa que você tem um problema de aprendizagem?
Com este exemplo, vamos investigar a relação entre as duas afirmações.
Para saber mais consulte os livros
A Estratégia da Genialidade – Robert B. Dilts – Summus Editorial
A Estrutura da Magia – John Grinder & Richard Bandler – LTC
Bruno Lourenço, MBA, PMP, Practitioner em PNL. É consultor, instrutor e professor ministrando as disciplinas de gerenciamento de Projetos e Negociação, também é membro do PMI de São Paulo. Graduado em Engenharia de Controle e Automação, MBA pela FGV. É responsável por vários Projetos das diversas áreas e na Gestão de Manutenção de Ativos, também é palestrante elaborando temas ligados ao Gerenciamento de Projetos, Negociação e administração de Conflitos, Engenharia Industrial e Programação Neurolinguística.